segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Cautela

      "É preciso que sejamos cautelosos com aquilo que fazemos, e no que acreditamos; é     necessarioque não tenhamos medo da própria sombra, e que ajamos com prudência e humanidade, de modo que o excesso de confiança não nos torne incautos, e a desconfiança excessiva não nos torne intolerantes."
                                                           (Nicolau Maquiavel)
    O trecho acima corresponde ao que chamamos de uma típica 'lição de vida'  escrita por um dos pensadores mais criticados pelo mundo com fama de 'cruel'.O único impecílio que essas chamadas 'lições de vida' que ouvimos sempre e de fontes diferentes é que essa lição é a mais difícil de todas as outras. Ora, ela não é ensinada em uma sala de aula enfeitada como o 'Be-a-Bá'; e também nunca recebemos um diploma no final do curso para termos certeza que de aprendemos tudo com clareza. Na verdade essas lições são atividades extra-curriculares, que é literalmente prática, e tem como campo de atuação a nossa própria vida, sendo que muitos dizem que só chegamos a entende-la completamente no fim da vida, outros dizem que alguns nunca chagam a aprende-la completamente.
    Partindo desse ponto, podemos estabelecer o pensamento do quão injusta é a lei da vida, pis quando finalmente temos o conhecimento necessario para ter uma vivência plena, mais sábia e feliz já estamos na velhice, às vezes sem as pessoas que amamos para poder dividir a felicidade, sem as condições físicas de antes, quando todos lhe diziam 'tenha cautela, você tem a vida toda pela frente'.


      "A coisa mais injusta sobre a vida é a maneira como ela termina. Eu acho que o verdadeiro ciclo da vida está todo de trás pra frente. Nós deveríamos morrer primeiro, nos livrar logo disso. Daí viver num asilo, até ser chutado pra fora de lá por estar muito novo. Ganhar um relógio de ouro e ir trabalhar. Então você trabalha 40 anos até ficar novo o bastante pra poder aproveitar sua aposentadoria. Aí você curte tudo, bebe bastante álcool, faz festas e se prepara para a faculdade. Você vai para colégio, tem várias namoradas, vira criança, não tem nenhuma responsabilidade, se torna um bebezinho de colo, volta pro útero da mãe, passa seus últimos nove meses de vida flutuando. E termina tudo com um ótimo orgasmo! Não seria perfeito?"                                                                                                                                           (Charles Chaplin)
    Mais gratificante seria se a Lei da Vida adotasse Chaplin como seu mentor. Talvez o conhecimento adquirido na velhice pudesse ser utilizado com êxito na chamada 'juventude', talvez a vida acabasse de um jeito menos doloroso ou ainda...fosse tudo do mesmo jeito só que te maneira invertida. Então qual a receita para uma vida feliz?
    "Ser feliz não é ter uma vida perfeita, mas humildade para reconhecer os erros, sabedoria para receber uma critica injusta, coragem para ouvir um 'não', sensibilidade para dizer 'eu te amo' e despreendimento para dizer 'eu preciso de você'"                                                                                                                                                    (Augusto Cury)


   Pelo que sei a resposta perfeitapara essa pergunta acredito que ninguem nunca formulou, penso que ela não poderia ser escrita completamente assim como uma teoria, que universifica, o que jamais acontece com a vida, cada vida, cada pessoa, uma se distingue da outra por motivos socias, culturais, familiares ... Algumas pessoas tentam buscar essa resposta recorrendo à doutrinas, religiões, ciência, alguma até desistem. Eu? eu vivo com certa cautela, um dia de cada vez.

2 comentários:

  1. Muito legal amor o seu texto e a sua reflexão.
    Viva um dia de cada vez sim, mas nunca se esqueça de arriscar, de tentar mudar.
    Não tenha medo de querer crescer, pelo contrario tenha muita vontade, pois isto é a unica coisa que sobrara um dia.
    Sempre tudo que você for fazer em sua vida uma certeza você ja tem que é um "NÃO", agora vai de você questionar ou procurar saber se este "NÃO" poça ser um "SIM".

    Te amo muito...s2
    Beijos...Caio

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Querido pelas palavras...e obrigada por sempre estar do meu lado...todos os dias de uma só vez!

    Amo você!

    ResponderExcluir